Segurança na manutenção da iluminação LED: como seguir a NR-10?

Segurança na manutenção da iluminação LED: como seguir a NR-10?

Segurança na manutenção da iluminação LED: como seguir a NR-10?

Por alto, podemos definir a NR-10 como uma norma que objetiva garantir a segurança em projetos elétricos bem como a saúde dos trabalhadores que interagem — direta ou indiretamente — nas instalações e serviços com eletricidade. Vale lembrar que essa diretriz regulamenta não só a distribuição da energia como também a construção, montagem e manutenção de redes elétricas.

 

Entre os técnicos de manutenção e outros profissionais da área da elétrica, a NR-10 já é uma velha conhecida. No entanto, é comum que no dia a dia surjam dúvidas em relação a esta Norma Regulamentadora emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil.

Para que você conheça os principais pontos da NR-10 e sua ligação com a segurança da manutenção da iluminação LED a equipe técnica da HDA preparou esse artigo. Vamos lá?

 

O que é NR-10? 

Em primeiro lugar, é importante destacar que essa norma regulamentadora — criada em 1978 e atualizada em 2004 — é um marco na história da segurança do trabalho. Sua principal meta é garantir a segurança em projetos elétricos e proteger a saúde de todos os profissionais que interagem de forma direta ou indireta em instalações elétricas e serviços com eletricidade. 

É necessário ter em mente, também, que a NR-10 abrange todas as fases da transformação de energia elétrica e todos os trabalhos realizados com eletricidade ou em suas proximidades seja na geração, transmissão, distribuição e consumo. Na normativa estão incluídas, ainda, as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas. 

 

NR-10 resumida 

O conteúdo de todas normas regulamentadoras é extenso, mas podemos elencar entre os principais pontos da NR-10 os seguintes tópicos: 

Geração, transmissão, distribuição e consumo: em todas as intervenções em instalações elétricas é necessário adotar medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, bem como de controle coletivo e de controle individual.

Projeto: É obrigatório que todas as empresas tenham documentação da parte da instalação elétrica (PIE). Todos os projetos precisam especificar dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimento de reenergização, para sinalização de advertência com indicação da condição operativa. 

Construção, montagem, operação, manutenção e quaisquer trabalhos realizados nas proximidades: as instalações elétricas devem garantir — em todas essas etapas — a segurança e a saúde dos trabalhadores e dos usuários, sob supervisão de profissional autorizado, conforme estipula a própria normativa. A NR-10 também estipula o direito de recusa, em que o profissional pode deixar de realizar o trabalho quando não forem respeitadas as condições de segurança estipuladas pela normativa. 

 

Como seguir a NR-10? 

Para seguir as diretrizes da NR-10, é necessário que o técnico de manutenção e outros profissionais da área da elétrica tenham um certificado de capacitação. Essa habilitação é fundamental, uma vez que a NR-10 é obrigatória para empresas e profissionais que atuam em serviços ligados à eletricidade com tensão igual ou superior a 50 Volts (em corrente alternada) bem como superior a 120 Volts (em corrente contínua). No mercado, existem cursos de NR-10 — que vão do básico ao avançado — para aqueles que desejam trabalhar em conformidade com a norma.

O desconhecimento dos colaboradores em relação às orientações da NR-10 pode gerar consequências graves à instalação analisada como por exemplo: parada de linha, queima de equipamentos, incêndio, gastos além do planejado e danos à saúde dos funcionários. Assim, é importante lembrar que tanto empresa quanto o trabalhador tem a responsabilidade de garantir o cumprimento da norma regulamentadora. 

Em caso de inobservância as prerrogativas da NR-10, o empregador pode sofrer multas, ter a obra interditada, sofrer com ação civil pública (em caso de acidente com lesão corporal) e, ainda, ação criminal (em casos mais graves, como de morte). Já o técnico em manutenção e os demais profissionais da área da elétrica devem estar atentos para garantir a segurança no trabalho bem como a integridade física de si mesmos e de seus colegas de serviço.

Isso posto, é possível perceber que a segurança da manutenção da iluminação LED e a NR-10 estão intimamente relacionadas, uma vez que todo equipamento LED está instalado na rede elétrica. Afinal, como dito anteriormente, a norma regulamentadora trata não só da distribuição da energia como também da construção, montagem e manutenção de redes elétricas. 

Assim, para garantir a segurança na manutenção dos equipamentos de iluminação LED é preciso que o técnico observe as normas de proteção dispostas na NR, verifique a documentação da parte da instalação elétrica e utilize sempre equipamentos de proteção adequados a função (capacete, luvas, etc.).

 

Agora que você já conhece os principais pontos da NR-10 e sua ligação com a segurança da manutenção da iluminação LED, que tal entender quais os erros mais comuns cometidos em projetos luminotécnicos ou verificar a melhor forma de fazer a manutenção preventiva da sua iluminação? Acesse o blog da HDA!