Saiba o que considerar na hora de escolher a iluminação LED para quadras esportivas e entenda como a HDA pode ajudar nessa decisão

Saiba o que considerar na hora de escolher a iluminação LED para quadras esportivas e entenda como a HDA pode ajudar nessa decisão

Saiba o que considerar na hora de escolher a iluminação LED para quadras esportivas e entenda como a HDA pode ajudar nessa decisão

Tanto para quem está dentro ou fora do jogo e em espaços profissionais ou amadores, descubra neste artigo quais os equipamentos de iluminação mais adequados para uma quadra de esportes.

 

Seja para uso profissional ou para recreação, a iluminação em uma quadra esportiva precisa contar com equipamentos adequados e pensados para levar conforto e visibilidade para os atletas, árbitros, espectadores nas arquibancadas e até mesmo para o público que está acompanhando a partida pela televisão ou na internet.

Mesmo que a utilização das quadras esteja mais restrita, em relação à pandemia, a expectativa é que em breve a prática de esportes coletivos para competição ou lazer entre a família e amigos seja retomada e atraia mais pessoas em busca de atividades físicas em um cenário pós-pandemia.

Além disso, principalmente no inverno e em dias mais frios, quando escurece mais cedo, as quadras esportivas são recomendadas por oferecem mais segurança em relação à prática de atividades nas ruas, por exemplo. Ou seja, um espaço atrativo que resulta em mais saúde, bem-estar, energia e proteção para os usuários.

Por isso, na hora de elaborar um projeto de iluminação para esse tipo de ambiente, não basta utilizar qualquer modelo de luminária sob o risco de deixar a quadra escura e desagradável para a prática de esportes. É fundamental seguir algumas recomendações de quem é especialista no assunto para garantir a melhor experiência.

Para você saber o que considerar na escolha da iluminação LED para uma quadra poliesportiva, reunimos os especialistas da HDA e produzimos esse artigo com as informações mais relevantes sobre o tema e dicas de equipamentos.

 

Por que as quadras precisam de luminárias adequadas?

Como você pode ter percebido nos conteúdos publicados no blog da HDA, cada ambiente ou propósito exige um tipo diferente de luminária - seja para proteção de empresas, em supermercados, indústrias, para o desenvolvimento de plantas em uma horticultura ou para a barreira contra insetos, por exemplo.

O mesmo ocorre com as quadras poliesportivas – ou também society e tênis – que permitem a prática de diferentes modalidades, como futebol, futsal, vôlei, basquete, tênis, entre outros.

Além disso, considerando o aspecto profissional das atividades esportivas em quadras, é importante que a iluminação nesses espaços atenda às orientações da ABNT NBR 8995.

Essa norma especifica os requisitos de iluminação para locais de trabalho internos para que os usuários desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente, com conforto e segurança durante todo o período em atividade profissional.

Entre as exigências, a regulamentação estabelece que a iluminação em quadras esportivas deve considerar:

  • Uniformidade da luz (luminância);
  • Altura dos postes;
  • Tons adequados para as luminárias.

Também existem regras para a iluminação das quadras criadas pelas federações e associações esportivas – por isso é necessário ficar atento ao que diz o regramento de cada modalidade.

 

O que deve ser considerado na hora de escolher as luminárias?

Para acertar no projeto luminotécnico de uma quadra de esporte, é importante considerar o grau de proteção, fluxo luminoso, temperatura de cor, angulação e vida útil e garantia dos produtos. Explicamos abaixo sobre cada um desses itens.

 

Essa sigla, presente nas especificações técnicas do produto, indica a sua resistência e adequação ao uso da luminária em condições variáveis. O IP é acompanhado de dois dígitos: o primeiro está relacionado com a proteção do equipamento contra a entrada de objetos sólidos estranhos como poeira, por exemplo; enquanto o segundo refere-se à proteção do produto em relação à infiltração de líquidos.

Dessa forma, para um bom resultado em uma quadra de esportes, a luminária certa precisa ter IP66.

 

  • Fluxo luminoso: Atletas ou frequentadores do espaço precisam ter uma visão perfeita para uma melhor experiência – principalmente à noite. Uma boa quadra de esportes, seja interna ou externa, profissional ou amadora, tem que ser bem iluminada para contribuir com quem está em atividade e também para quem está acompanhando de longe.

Por isso, é necessário considerar uma luminária com alto fluxo luminoso (lm), que significa a quantidade de luz que o equipamento emitirá. Quanto maior o fluxo, mais luz o equipamento irá gerar. Se associado a uma fotometria adequada, gerará uma iluminação ainda mais atrativa para os frequentadores das quadras esportivas. E também atingirá a quantidade de lux desejada pelo cliente.

 

  • Temperatura de cor: Para estimular e manter os atletas em estado de alerta, o ideal é uma luminária LED cor branca fria. A luz branca quente proporciona uma sensação de conforto – ideal para residências e não para ambientes de prática de lazer e de esportes. Ou seja, a temperatura de cor está diretamente associada ao bom uso das quadras esportivas, não permitindo espaço para erros. Saiba mais aqui sobre a temperatura de cor neste artigo da HDA.

 

  • Angulação e localização dos postes: Quando falamos de quadras esportivas, esse acaba sendo um dos pontos mais importantes. Isso porque os espaços são amplos e nem todos seguem os mesmos padrões de dimensão, como comprimento lateral e altura.

Dessa forma, a altura e o distanciamento dos postes de luz acabam sendo influenciadas. A dica para descobrir a altura dos postes é fazer um cálculo sobre 1/3 da lateral da quadra, que deve ter entre 6m e 25m. Por isso, em quadras poliesportivas e de tênis, a recomendação é instalar quatro postes com 9m de altura. Na society, devem ser instalados seis postes de 9m de altura.

Além disso, é necessário contar com modelos ajustáveis em cada módulo, que permitem direcionar a iluminação para o foco desejado, como um canto da quadra que talvez esteja mais escuro, por exemplo.

Os modelos da família HDA 002 Módulo Ajustável foram desenvolvidos para oferecer um diferencial, permitindo um ajuste independente da direção da iluminação para substituição de luminárias convencionais em indústrias, ginásios esportivos, vias públicas, fachadas, outdoors, entre outros.

 

  • Vida útil e garantia:  Depois de considerar todos os aspectos acima, é fundamental que você lembre de um fator importante: a qualidade dos equipamentos. Como também estamos falando de luminárias para ambiente externo, o produto precisa ter uma excelente vida útil e fornecedores que ofereçam um ótimo prazo de garantia.

É assim com a HDA, pioneira na fabricação de soluções LED, sendo a primeira empresa do Brasil a produzir equipamentos de iluminação LED de alta potência para grandes áreas, e pronta para entregar até você luminárias resistentes e duradouras com garantia de até seteanos.

 

Descubra os equipamentos certos para a iluminação das quadras esportivas

Percebeu como é importante manter uma quadra bem iluminada para chamar a atenção do público?

A iluminação nesses espaços de lazer e competição é um fator decisivo e precisa ser priorizada com a utilização de equipamentos certos e que ofereçam conforto visual para todos os frequentadores do local e que também proporcionem uma iluminação plena para a prática esportiva.

Por isso, você precisa conhecer a família HDA 002. São produtos com corpo em alumínio ou inox, que em conjunto com um amplo mix de potências e lentes, atende as mais diversas aplicações, com eficiência elevada e vida útil prolongada, proporcionando economia e durabilidade.

No Ginásio Municipal de Giruá (RS), a HDA liderou o trabalho de substituição de todo o sistema de iluminação do local, desde a quadra até outras dependências. Tudo isso com eficiência, qualidade e economia para os cofres públicos.

Quer ver como ficou o resultado com as luminárias HDA 002? No nosso site, acessando aqui, você pode conferir imagens da quadra.

 

Conheça mais sobre os produtos da família HDA 002

HDA 002

HDA 002 Ajustável