Saiba como iluminar corretamente indústrias alimentícias

Saiba como iluminar corretamente indústrias alimentícias

Saiba como iluminar corretamente indústrias alimentícias

Se projetar e planejar a iluminação adequada para um ambiente comercial já apresenta desafios imagine, então, criar um projeto luminotécnico assertivo para a indústria. Isso porque independentemente do setor do empreendimento, uma boa iluminação é responsável por auxiliar na redução de custos com energia elétrica, por prevenir acidentes de trabalho e aumentar a produtividade dos colaboradores quando utilizada na temperatura de cor ideal.

 

Ao desenvolver um projeto luminotécnico para a indústria alimentícia, em especial, alguns fatores devem ser considerados para evitar a instalação de equipamentos de iluminação inadequados à cada área de produção. Para que você saiba como iluminar corretamente indústrias alimentícias, a HDA preparou este artigo com dicas para definir qual a opção ideal para esse ambiente.

 

Tenha um projeto luminotécnico

Pode parecer difícil de acreditar, mas muitos empreendimentos esquecem de considerar a criação de um projeto luminotécnico adequado às necessidades de seu negócio. Assim, podemos afirmar sem sombra de dúvida que o primeiro passo para iluminar corretamente uma indústria alimentícia está relacionado à criação de um projeto luminotécnico que se adapte ao dia a dia da empresa. É importante ter em mente que dedicar tempo a essa fase colabora para a redução de custos com futuras reformas e ajustes, garante maior segurança e qualidade na infraestrutura do negócio.  Com a ajuda desse plano, é possível criar uma estrutura elétrica econômica e uma iluminação eficiente.

É importante salientar que todos os requisitos técnicos relacionados às normas de iluminação devem ser seguidos pelo projeto luminotécnico de forma a garantir a segurança e conforto do colaborador. Os principais critérios a serem respeitados são apresentados na ABNT NBR 8995, que dispõe sobre a iluminância de interiores.

 

Escolha um equipamento com Grau de Proteção IP adequado

Na indústria, bem como em qualquer outro segmento, é necessário optar por equipamentos de iluminação LED de qualidade — como os produzidos pela HDA — que possuem grande eficiência energética e vida útil prolongada. No setor alimentício, em especial, é preciso encontrar produtos que possam ser submetidos a lavagens constantes, muitas vezes sob jatos d’água em alta pressão juntamente com químicos pesados, e a baixas/altas temperaturas.

Nesse sentido, fica clara a necessidade de realizar a instalação de equipamentos de iluminação LED que apresentem grau de proteção IP adequado para cada processo. Dispositivos robustos, que oferecem grande resistência, vedação sem falhas e excelente desempenho como os das famílias HDA 002, HDA 003, HDA 005 e HDA 009 são perfeitos para aplicação no setor produtivo da indústria alimentícia. Os mesmos produtos também podem ser aplicados em armazéns congeladores, já que equipamentos de iluminação LED funcionam sem avarias em temperaturas extremamente baixas (experimente também os produtos em Inox das linhas HDA002 e HDA003!). Além disso, os produtos dessas famílias podem ser instalados em áreas de expedição devido à sua alta durabilidade e seu alto índice de luminosidade.

Já para o setor administrativo e áreas de controle, é indicada a utilização de equipamentos que garantem uma iluminação natural e homogênea, como os da linha HDA 007. Esses produtos, apesar de apresentarem um grau de proteção IP mais baixo, também possuem vida útil prolongada e excelente eficiência energética.

 

Verifique a reprodução de cores

 Sabemos que visualizar as cores fielmente é algo essencial em nosso dia a dia e isso não é diferente na iluminação para indústrias. A coloração dos produtos é considerada uma propriedade física fundamental e está relacionada com a percepção da qualidade de um alimento.

 Isso porque a cor é um parâmetro que permite detectar potenciais anomalias ou defeitos nos produtos. Além disso, as cores são utilizadas nas embalagens como atrativo e uma variação em sua tonalidade pode resultar em um desestímulo para o consumidor.

Assim, para iluminar corretamente indústrias alimentícias é necessário escolher uma iluminação que garanta uma reprodução de cores adequada e fica claro que a iluminação é parte essencial no processo de reprodução de cores.

 

Conte com equipamentos de qualidade

Nenhum dos tópicos anteriores fará sentido se não forem instalados equipamentos de iluminação de qualidade que, apesar de inicialmente serem mais caros, acabam compensando a longo prazo. Isso ocorre, pois uma iluminação ineficiente pode representar grandes gastos na indústria, tanto em consumo de energia como reposições/manutenção dos dispositivos, horas-homem e outros elementos do sistema. Para além disso, pausas por conta de falhas de iluminação podem acarretar em defeitos na produção e, mesmo, possíveis acidentes.

É importante ter em mente, sempre, que um equipamento de qualidade é garantia de uma iluminação adequada em todos os setores da indústria, de uma produção sem interrupções e de segurança para os colaboradores.