Queda e instabilidade na energia elétrica: como isso afeta a sua empresa e compromete a infraestrutura?

Queda e instabilidade na energia elétrica: como isso afeta a sua empresa e compromete a infraestrutura?

Queda e instabilidade na energia elétrica: como isso afeta a sua empresa e compromete a infraestrutura?

Uma rede ineficiente e com falhas constantes pode provocar uma série de problemas no dia a dia. Entenda quais são e como evitá-los.

 

Independente do segmento, a estrutura de uma empresa necessita de uma rede de energia elétrica eficaz para a realização de todos os processos. E eficaz significa evitar problemas, como a queda ou interrupção de energia, bem como oscilações de grande magnitude.

Mesmo que durante poucos minutos, a falta de eletricidade pode provocar uma série de problemas no processo produtivo de uma empresa - que vão desde a suspensão das atividades, a impossibilidade de usar sistemas internos e até o impedimento do funcionamento de máquinas essenciais da linha de produção. Sem contar que as manobras muitas vezes realizadas pelas concessionárias, podem ocasionar em interrupções momentâneas e a volta abrupta da energia pode trazer como consequência sub e sobretensão induzidas na rede geradas por pulsos eletromagnéticos.

Mas você sabe como as quedas e instabilidade na energia elétrica impactam negativamente e comprometem a infraestrutura da sua empresa? O blog da HDA te explica nesse artigo e mostra como evitá-las.

 

Quedas de energia são mais frequentes que você imagina  

As falhas no fornecimento de energia elétrica têm causado prejuízos para a indústria brasileira.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 67% das empresas que utilizam a eletricidade como principal fonte em seu processo produtivo são impactadas de forma significativa em razão das interrupções no serviço.

Os números apontam também que metade das empresas é afetada frequentemente (16%) ou eventualmente (34%) por falhas no abastecimento. Outros 44% se depararam com quedas de energia em “raras ocasiões” e apenas 4% responderam que nunca acontecem falhas.

Dessa forma, com tantas ocorrências, é fundamental encontrar soluções.

 

Como as quedas de energia podem afetar a minha empresa?

As variações na rede elétrica podem ser ocasionadas por diferentes motivos. Entre eles, intempéries climáticas, falta de manutenção na rede, sobrecarga no sistema, picos de tensão, aquecimento e curtos circuitos.

É nesse momento que as dificuldades começam a aparecer nos processos da sua empresa.

O maior problema da queda de energia é a paralisação da produção. Dependendo do tipo de empresa e da linha de produção que ela tem, há perdas de matéria-prima, produtos e horas de trabalho. São prejuízos consideráveis, que acabam se revertendo em recursos. Saiba mais sobre os prejuízos que elas provocam.

 

  • Diversas falhas internas: Em todos os setores de atuação, é possível que a sua empresa tenha sistemas internos para manter as operações funcionando normalmente. Em caso de queda de energia, os computadores ficarão inacessíveis. Dessa forma, por exemplo, não será possível processar ordens, emitir relatórios, gerenciar estoque ou monitorar as atividades. Na linha de produção, haverá interrupção e atraso nas entregas, provocando perdas financeiras. Os equipamentos também podem acabar queimando com a interrupção, levando mais prejuízo ainda.

 

  • Sem comunicação com o cliente: O cliente também será impactado por esses problemas internos. Isso porque toda a comunicação de chamadas, troca de e-mails e contato pelas plataformas digitais serão impactadas e ficarão suspensos durante o período de interrupção. Sua empresa estará ausente do contato com o consumidor. Pense também em quantas ligações de clientes a sua empresa pode perder por alguns minutos sem energia. Ou pior: é possível perder potenciais clientes por essas falhas.

 

  • Queda na produtividade dos funcionários: Os seus colaboradores estão empenhados e concentrados na função, quando, de repente, a energia acaba. Consequentemente, o foco e a força do trabalho acabam ficando pelo caminho. Por isso, a falta de energia irá afetar a produção da sua equipe, principalmente empresas que dependem de máquinas industriais, iluminação, sistemas eletrônicos e internet. Dessa forma, o atraso na linha de produção pode causar grandes prejuízos.

 

Se um único dia essas consequências já são um grande problema, imagine quando essas ocorrências forem constantes?

 

Como evitar esses problemas provocados pela queda de energia?

Evitar problemas com a queda ou instabilidade na energia elétrica passa pela criação de uma infraestrutura responsável pela geração de eletricidade. O planejamento e a prevenção são a melhor forma de proteger nesses casos.

A finalidade dessa infraestrutura, principalmente para organizações, é promover uma melhor distribuição dos itens que fazem parte da geração de energia nesse local.

Esse trabalho pode ser feito por profissionais habilitados no setor, que farão uma análise da empresa, considerando a planta e os maquinários que fazem parte desse processo. Com isso, um serviço personalizado e pronto para resolver as demandas.

 

Análise da sua empresa

Entre os diferentes sistemas e equipamentos que integrarão essa análise de infraestrutura, estão as tomadas, interruptores, equipamentos de iluminação, entre outros itens voltados para o abastecimento e que contribuam no dia a dia.

A infraestrutura para geração de energia visa também realizar uma distribuição estratégica nas tomadas, para que elas estejam próximas a equipamentos específicos, ou seja, impossibilitando a presença de fiações em locais inadequados, o que pode atrapalhar a passagem de colaboradores ou o carregamento de cargas. Além disso, o bom projeto auxilia no correto dimensionamento das cargas e seus respectivos controles (ex.: disjuntores, contatoras etc).

Dessa forma, além de evitar problemas, ter atenção à infraestrutura de energia pode trazer mais economia no uso (porque evita desperdícios e otimiza a distribuição), traz mais segurança aos colaboradores e para toda a organização (evitando ocorrências mais graves), além de aumentar a vida útil da fiação e dos equipamentos.

 

Gerador como opção

Outra possibilidade bastante conhecida é contar com um gerador, que é ativado assim que é identificado queda de energia no espaço. Dessa forma, esse equipamento passa a fazer o fornecimento necessário para manter a iluminação, máquinas, sistema de segurança e demais ferramentas funcionando normalmente.

Assim como este equipamento, lanternas e sistemas de iluminação de emergência também são essenciais nessas situações. Ambos ajudam a minimizar os riscos de acidentes e garantem a segurança daqueles que estão às escuras, sobretudo nos ambientes que possuem grande fluxo de pessoas.

 

Equipamentos de iluminação de qualidade

Durante períodos de oscilação de energia, é importante contar com luminárias equipadas com dispositivos que protegem o equipamento. Estamos falando do driver e de outras ferramentas de proteção em situações de falha na energia (ex.: dispositivo de proteção de surto). Por isso, o seu projeto luminotécnico precisa contar com equipamentos de qualidade e que garantam mais benefícios ao cliente.

A grande maioria das luminárias em LED contam com um Driver, responsável por converter a corrente alternada da rede de energia para a corrente contínua, adequada para alimentação do LED. A qualidade e robustez deste driver permitirá que o mesmo seja alimentado tolerando variações de tensão e corrente gerados por redes instáveis, mantendo a alimentação continua do LED sem o prejudicar ou danificar. Não menos importante, drivers de qualidade contam com protetores de surto que protegem os equipamentos de iluminação de tensões e correntes ainda superiores às toleráveis pelos equipamentos, evitando queimas precoces por problemas na rede ou surtos atmosféricos. Importante salientar que, de nada adianta ter ou instalar um dispositivo de proteção de surto sem haver o correto sistema de aterramento dos dispositivos.

Agora que você já conhece quais os impactos e como uma queda ou instabilidade na rede elétrica pode afetar a sua empresa, que tal aprender 8 práticas para diminuir o custo de manutenção na sua empresa ou como reduzir os custos de energia elétrica na sua empresa?

 

Esses e outros artigos estão no blog da HDA. Clique aqui e leia mais.