O que é dimerização de equipamentos de iluminação LED e como ela pode auxiliar no seu negócio?

O que é dimerização de equipamentos de iluminação LED e como ela pode auxiliar no seu negócio?

 O que é dimerização de equipamentos de iluminação LED e como ela pode auxiliar no seu negócio?

De forma simples, podemos dizer que a dimerização de equipamentos de iluminação é uma ferramenta que possibilita o controle da intensidade de luz gerada por um dispositivo LED. Isso permite que os produtos operem conforme a luminosidade necessária — adequando-se ao ambiente e às condições da iluminação natural—, promovendo economia de energia na sua empresa, colaborando para o consumo consciente e proporcionando mais conforto para os colaboradores. 

 

Independente do setor de atuação da indústria ou comércio, existem diversas práticas relacionadas à iluminação que podem ser aplicadas para garantir a diminuição dos custos com energia elétrica, aumento da vida útil dos equipamentos e maior conforto visual. Nesse sentido, uma ação inteligente que pode colaborar para que os negócios tenham um orçamento mais enxuto diz respeito à dimerização dos equipamentos de iluminação LED. 

Quando falamos de um sistema moderno de iluminação LED, normalmente destacamos a economia gerada por ele. Ao realizar a dimerização dos equipamentos LED, podemos potencializar ainda mais esse fator, poupando um valor significativo nos gastos com energia elétrica.

Não custa reforçar que, como em todos os processos relacionados aos projetos luminotécnicos, independentemente do ambiente, uma boa iluminação é peça-chave para garantir a segurança, a produtividade e conforto dos colaboradores. Para que você fique por dentro do que é dimerização, o que é um equipamento de iluminação dimerizável e tire outras dúvidas sobre o tema, a equipe da HDA Iluminação LED preparou este artigo.

Vamos lá?

 

O que é dimerização? 

A dimerização pode ser definida como um recurso que viabiliza o controle da intensidade de luz gerada por um equipamento de iluminação LED. O conceito de dimerização deriva da palavra dimmer, aparelho que é aplicado ao sistema de iluminação e permite fazer a regulagem da luz emitida por um equipamento de iluminação LED.

Na prática, esse controle faz com que todo o sistema de iluminação seja muito mais moderno! Isso porque dispositivos tradicionais têm apenas dois estados: ligado e desligado. Quando realizamos a dimerização, o interruptor usual é substituído e em seu lugar um dimmer é instalado, permitindo a intensidade da luz em um ambiente seja ajustada conforme a necessidade, levando em consideração as condições de iluminação natural. 

A partir da dimerização dos equipamentos de iluminação LED é possível manter a luz mais adequada em qualquer condição e horário, visto que esse recurso permite a regulagem da luminosidade de 0 até 100%. 

 

O que é um equipamento de iluminação dimerizável? 

De maneira simplificada, podemos afirmar que um dispositivo dimerizável é aquele que pode ser aplicado em um sistema composto por um dimmer. Fácil, não é?

No caso de equipamentos de iluminação LED — como os produzidos pela HDA —, é possível identificar se o produto pode ser dimerizado na embalagem e no corpo da peça. No entanto, você deve saber que nem todas os equipamentos de iluminação LED permitem dimerização.

Assim, o investimento nesse tipo de equipamento pode ser um maior se comparado a compra de produtos “comuns”. Porém, como já dito, a opção por produtos dimerizáveis traz muitas vantagens. 

Isso porque economia de energia proporcionada por essa solução é sentida logo que é instalada. Em razão de seu sistema inteligente — que permite variar a intensidade luminosa e a tensão do equipamento — o consumo de energia é bem menor do que o normal, quando fica ligada ao máximo o tempo todo.

Além de diminuir os gastos com energia, a dimerização de equipamentos de iluminação LED também aumenta a vida útil desses dispositivos e colabora para o consumo consciente de energia. Assim, em um espaço com muitas janelas e boa iluminação natural, podemos diminuir a intensidade do equipamento de iluminação LED para garantir que o ambiente fique perfeito.

Com a dimerização, a iluminação se torna adaptável para a necessidade de cada momento.

 

Tipos de dimmer 

Você já entendeu que para realizar a dimerização e conseguir controlar a luminosidade dos ambientes é necessário contar com o dimmer, mais quais os tipos de dimmer existentes? 

Esse equipamento pode ser encontrado nos formatos eletrônico (ou digital) e resistivo, sendo que o primeiro é responsável por interromper a onda senoidal de tensão. Como já dito, a dimerização com equipamento eletrônico é responsável por diminuir os gastos com a conta de luz, uma vez que seu princípio de funcionamento é basicamente o de um variador de luminosidade convencional.

Veja abaixo alguns modelos de equipamentos para dimerização oferecidos pelo mercado.

 

Aparelho de dimerização digital – o dispositivo possibilita ao usuário a redução do fluxo luminoso de um ou mais equipamentos de iluminação, bem como ligar/desligá-lo(s) de forma manual.

Sensor de luminosidade – dispositivo de compensação da luz natural incidente em um ambiente com luz artificial.

 

No caso da HDA, trabalhamos com o sensor de iluminação, desta forma existem duas possibilidades de aplicação do dispositivo:

Diversos equipamentos de iluminação LED conectados a um único sensor, com limite máximo de 50 drivers dimerizáveis para cada sensor ou utilizando até 100m de cabo para instalação do sensor. Nesta opção os sensores devem ser distribuídos de maneira que garantam a cobertura de todo o ambiente, bem como deve-se assegurar que o mesmo esteja instalado na área mais escura do setor, uma vez que equipamentos de iluminação LED mais beneficiadas pela luz natural poderão prejudicar a iluminação de locais mais escuros;

Nesta opção cada equipamento de iluminação LED é equipado com sensor individual, já embutido no corpo do próprio produto. Neste caso, a vantagem é a facilidade de instalação e a garantia de cobertura de todo o ambiente atendido por este equipamento.

É importante ter em mente que qualquer um desses modelos incrementa a vida útil do produto LED.

 

Como dimerizar um equipamento de iluminação LED? 

Realizar a dimerização de um equipamento de iluminação LED é uma tarefa relativamente simples, conforme apresentado nas imagens abaixo: 

Dimerização com sensor de luminosidade.

 

Por que escolher ou sugerir a dimerização? 

Como você tem visto ao longo deste artigo, existem diversos motivos para optar pela dimerização no momento de iluminar um espaço. Podemos dizer que ela funciona como num ventilador que permite modificar a intensidade da circulação de ar. Quando precisamos de pouco vento, ajustamos na menor regulagem. Se queremos mais circulação de ar, é só aumentar o controle de potência e o “vento” se torna “mais forte”. 

Além de colaborar para o conforto no dia a dia, a dimerização também é responsável por aumentar a vida útil de seus equipamentos de iluminação LED e contribuir para a redução do consumo de energia e os custos decorrentes. Com ela a economia é feita de forma mais prática. 

Outra vantagem de optar pela dimerização está relacionada às certificações de preocupação ambiental. Escolher esse formato no momento de criar um projeto luminotécnico pode significar a obtenção/manutenção de selos concedidos pela LEED (Leadership in Energy and Environmental Design); pela AQUA (Alta Qualidade Ambiental) ou ainda a certificação PROCEL, destinado às edificações que apresentem as melhores classificações de eficiência energética em categorias específicas. Existem, ainda, projetos em que a busca pela melhor iluminação do ambiente é totalmente automatizada, fazendo com que não seja preciso realizar um monitoramento constante do sistema.

Com todas essas vantagens apresentadas, fica claro que a dimerização de equipamentos de iluminação LED é uma ferramenta significativa para desenvolver o melhor projeto de luminotécnico possível! 

 

Agora que você sabe o que é dimerização de dispositivos LED e como ela pode ajudar seu negócio, que tal descobrir o que analisar ao escolher uma empresa de iluminação ou entender os erros mais comuns cometidos em Projetos Luminotécnicos? 

Acesse o blog da HDA!