O que analisar ao escolher uma empresa de iluminação LED?

O que analisar ao escolher uma empresa de iluminação LED?

O que analisar ao escolher uma empresa de iluminação LED?

A seleção de um fornecedor sempre é uma ação significativa para um negócio, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Essa resolução — considerada por alguns gestores como “simples” — pode causar impactos positivos ou negativos no andamento da empresa, uma vez que para ser reconhecida como uma organização de excelência, os produtos e serviços devem ser de qualidade. Na prática, para atingir esse objetivo, os fornecedores também devem estar alinhados à estratégia da empresa. Assim, antes de selecionar um fornecedor é preciso levar em consideração alguns aspectos.

       

Quando falamos na escolha de empresas de iluminação, que irão fornecer equipamentos de iluminação LED para sua indústria ou negócio, não é diferente. Com intenção de ajudá-lo a tomar essa decisão tão importante de maneira consciente e assertiva, a HDA preparou este artigo com algumas dicas sobre o que é necessário analisar ao escolher uma empresa de iluminação LED.

 

Conheça os fornecedores

A indústria de iluminação cresceu muito nos últimos anos e, por isso, é interessante conhecer os players do mercado antes de selecionar seu fornecedor de equipamentos de iluminação LED. De fato, escolher uma entre as diversas empresas de iluminação existentes é um processo que exige pesquisa e atenção.

A dica, aqui, é conhecer as maiores empresas de iluminação do país, que são experientes e possuem produtos confiáveis. A HDA figura entre as principais organizações do ramo e oferece produtos de qualidade, com ampla variação de potências, eficiência elevada e vida útil prolongada, proporcionando economia e durabilidade ao dispositivo de iluminação LED. Além disso, você pode verificar projetos -referências que já foram realizados pela empresa e a satisfação de outros clientes, por exemplo.

 

O impacto da qualidade dos equipamentos de iluminação no custo total de operação

É importante analisar o custo total de operação, e não somente o valor de aquisição. Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar que nem sempre quem fornece pelo menor preço é a melhor escolha. Atualmente, os equipamentos de iluminação LED para fins industriais e comerciais se tornaram “comuns” e, por isso, muitos gestores acabam considerando apenas o valor que será investido e não as condições de garantia.

No cenário industrial, essa jogada pode ser perigosa. Isso porque produtos LED de baixa qualidade — que costumam ser mais baratos — têm enfraquecimento da intensidade luminosa, perda da cor da luz emitida e vida útil proporcionalmente curta quando comparados aos equipamentos de iluminação LED de alta qualidade, como os produzidos pela HDA. A longo prazo, portanto, optar por dispositivos de baixa qualidade não compensa a economia inicial.

Assim, apesar de o investimento em equipamentos de alta qualidade ser um pouco maior, ele certamente será compensado ao longo do tempo. Isso porque os equipamentos de iluminação LED de alta qualidade têm, além de grande vida útil, baixo nível de consumo de energia e praticamente eliminam a necessidade de manutenções, aumentando a durabilidade do sistema, diminuindo gastos.

 

Verifique a eficiência e o fluxo luminoso

No momento escolher entre as empresas de iluminação é importante estar atento, também, a questões relacionadas ao fluxo luminoso e a eficiência luminosa (Lm/W) dos equipamentos ofertados. Assim, é importante conferir se as especificações técnicas dos dispositivos de iluminação LED atendem os requisitos definidos no projeto luminotécnico e que o fluxo luminoso é suficiente para suprir as necessidades de iluminação propostas de seu negócio

Se julgar necessário, é possível realizar um teste com um luxímetro para mensurar a luminosidade ou um ensaio que garanta os resultados ofertados. Observe também se os equipamentos oferecidos pela empresa de iluminação apresentam certificados de garantia de laboratórios acreditados pelo INMETRO ou órgão internacional de referência.

 

Busque um bom suporte técnico

Como em todos os setores, um atendimento de qualidade é determinante para tomada de decisões e você deve levá-lo em consideração no momento de analisar qual empresa de iluminação LED será sua fornecedora. Na HDA, por exemplo, o cliente conta com auxílio para elaboração do projeto luminotécnico adequado para cada ambiente ou para criar um relatório com foco em redução de custos. Além disso, a empresa oferece consultoria gratuita voltada para automação da iluminação e cálculo de payback.

Nesse sentido, fica claro que empresas de iluminação LED que oferecem suporte técnico — como o da HDA — estão preocupadas em garantir os melhores resultados possíveis para seus clientes e isso é, sem dúvida, um diferencial a ser considerado no momento da análise.

 

Dicas extras

Tenha um projeto luminotécnico

Parece exaustivo repetir, mas é fundamental que seu negócio possua um projeto luminotécnico. Se você acompanha nosso blog há mais tempo já deve ter percebido como ele é importante e necessário para garantir o aumento da produtividade, conforto dos colaboradores, diminuição dos gastos com energia elétrica, entre outros benefícios.

O projeto luminotécnico deve ser criado de acordo com as necessidades e aplicações da organização. A partir dele, é possível escolher uma empresa de iluminação que forneça equipamentos LED com grau de proteção IP e reprodução as cores adequados, por exemplo.  Além disso, o projeto deve levar em conta as disposições da ABNT NBR 8995 — que trata sobre a iluminância de interiores e estabelece/garante que os aspectos mínimos recomendados na iluminação artificial de interiores onde se realizam atividades de comércio e indústria, sejam seguidos.

Isso posto, fica clara a necessidade dos gestores terem o projeto luminotécnico em mãos no momento de selecionar seu fornecedor de equipamentos de iluminação LED.

 

Crie um check-list para avaliação de fornecedores

Essa dica, além de muito simples e fácil, irá ajudar você ao longo do processo de análise da empresa de iluminação LED: crie uma planilha de avaliação. Basta elencar alguns elementos como atendimento, preço, experiência, garantia, condições de pagamento, etc. e complementá-la com itens específicos e importantes para seu negócio.

Você pode criar um sistema de avaliação, com notas de 1 a 5, por exemplo. Isso facilita no momento de examinar os diferentes critérios elencados e, após avaliar os possíveis fornecedores, faça uma eliminação por esses fatores pré-definidos.