Luminária LED para centro de distribuição: descubra cinco fatores essenciais na hora de escolher o equipamento mais adequado para esse ambiente

Luminária LED para centro de distribuição: descubra cinco fatores essenciais na hora de escolher o equipamento mais adequado para esse ambiente

Luminária LED para centro de distribuição: descubra cinco fatores essenciais na hora de escolher o equipamento mais adequado para esse ambiente

Uma grande estrutura, como é o caso dos galpões industriais, precisa ser equipada com iluminação eficiente, de qualidade, com economia e que garanta bem-estar para os colaboradores. Saiba mais.

 

A corrida pela experiência da compra perfeita com entregas cada vez mais rápidas – impulsionada, principalmente, pelo crescimento das vendas pela internet – fez aumentar a demanda por centros de distribuições (também chamados de galpões industriais ou parques logísticos).

Esses espaços voltados ao armazenamento de produtos, instalados em locais estratégicos e que permitem uma mobilidade capaz de encolher ainda mais o intervalo entre o pedido e a entrega, são importantes investimentos para melhorar a logística das empresas e um fiador da competitividade de muitos negócios.

Além de uma estrutura capaz de suportar as necessidades de uma empresa, boa localização e equipe especializada, é importante que os centros de distribuição tenham também uma iluminação certa e de qualidade para permitir um ambiente saudável e produtivo.

Isso porque uma iluminação LED, quando bem planejada e com os modelos mais adequados para esse tipo de operação, permite maior vida útil, menos gasto com energia, baixo índice de manutenção e que não causam danos aos materiais mais sensíveis.

Para você saber mais sobre essas vantagens, reunimos nosso time de especialistas e preparamos esse artigo com as informações mais relevantes na hora de elaborar um projeto luminotécnico para um centro de distribuição.

 

LED com menos consumo de energia e mais durabilidade

As luminárias e lâmpadas LED são o que há de melhor em iluminação por concentrarem uma série de benefícios, como economia na conta de energia, maior durabilidade, baixa manutenção e por ser um produto de qualidade. O investimento, superior a outros modelos disponíveis no mercado, pode até causar estranheza em um primeiro momento, mas os ganhos a médio e longo prazo compensam a escolha. Sabe por quê?

Luminárias LED, como as disponíveis na versão High Bay, possuem maior vida útil e redução do gasto energético quando comparado com as lâmpadas de vapor, metálico ou mercúrio, por exemplo. Esse tipo de luminária LED pode ser até cinco vezes mais eficiente que as outras versões – representando menos consumo de energia.

Além disso, devido à qualidade e tecnologia empregadas na fabricação do equipamento, a necessidade de manutenção e o custo envolvido no processo é dispensado por, no mínimo, cinco anos.

Em um centro de distribuição que possui iluminação LED utilizada por várias horas no mesmo dia, por exemplo, as luminárias podem durar até 17 anos, mantendo a qualidade do seu desempenho, sem sofrer grandes alterações no fluxo luminoso com o passar dos anos.

Outra vantagem importante para esse tipo de estrutura é contar com uma luminária LED com sistema de dimerização. Essa ferramenta contribui para reduzir o consumo energético e permite controlar o fluxo luminoso automaticamente da intensidade da luz em espaços onde há claridade natural.

Na prática, a dimerização faz com que todo o sistema de iluminação seja muito mais moderno. Isso porque dispositivos tradicionais têm apenas dois estados: ligado e desligado.

Quando realizada a dimerização manual, o interruptor usual é substituído e em seu lugar um dimmer é instalado, permitindo que a intensidade da luz em um ambiente seja ajustada conforme a necessidade, considerando as condições de iluminação natural.

 

Luminária segura e sem emissão de raios ultravioleta e infravermelhos

A iluminação LED adequada para centros de distribuição precisa oferecer segurança e não emitir raios ultravioletas e infravermelhos.

Esses raios são responsáveis por causar danos a determinados tipos de materiais que sejam classificados como perecíveis, com alta sensibilidade ou de risco elevado, como é o caso de alguns alimentos, bebidas, equipamentos e até mesmo medicamentos.

Outra dica interessante é que uma luminária LED de qualidade não possui mercúrio na sua composição. Trata-se de uma substância altamente tóxica, que provoca danos à saúde das pessoas e pode causar cansaço visual.

Ao não possuírem metais danosos em sua fabricação, elas também emitem calor mínimo e não esquentam, tornando o ambiente mais confortável e seguro – ideal também para armazéns com refrigeração.

 

Direcionamento do foco de luz para locais mais importantes

Na hora de planejar a iluminação em centros de distribuição, a principal orientação é avaliar as características do espaço, o layout dos ambientes, as normas de segurança vigentes, as atividades desempenhadas pela empresa, e, principalmente, as condições de trabalho dos colaboradores.

Além disso, é válido lembrar que nem todos os ambientes dentro de um galpão logístico necessitam do mesmo tipo de iluminação. Áreas de risco, refeitórios, estacionamentos ou setores de inspeção, por exemplo, apresentam necessidades específicas.

Nos corredores, por exemplo, a dica é contar com uma luminária elíptica com lentes 12x120 e 23x95, que propiciam direcionamento de luz para esse espaço de circulação. Dessa forma, evita a perda de iluminação em locais onde não é necessário foco de luz.

 

Mais saúde e conforto para os colaboradores

Um centro de distribuição é um local caracterizado por um trabalho bastante estratégico de logística, com a utilização de máquinas e equipamentos, mas que só ocorre de maneira satisfatória com o esforço humano. São os funcionários da empresa, alocados nesse ambiente, que permitem um excelente trabalho.

Por isso, um centro de distribuição precisa contar com iluminação nas cores brancas frias, entre 5.000K/5.700K, conhecidas por melhorar a capacidade produtiva de seus colaboradores.

Isso porque tons mais frios são responsáveis por estimular/aumentar a concentração e o foco, que são extremamente necessários em segmentos de precisão ou conferência de peças, por exemplo, colaborando para identificar possíveis falhas na produção.

Além disso, cores frias ampliam o ambiente; incentivam o bem-estar e o conforto visual; reduzem a sensação de cansaço e sono; e auxiliam na segurança dos colaboradores, evitando acidentes.

 

Importância da luz certa em caso de emergências

Ainda falando em segurança e bem-estar, um ponto importante e que precisa ser considerado são os módulos de emergência em uma luminária. Eles precisam atender às normas vigentes – como é o caso da NBR 10898.

Equipamentos com essa ferramenta permitem que a luminária fique acesa por, no mínimo, uma hora na ausência de eletricidade ou de falha na rede elétrica. Dessa forma, funcionando com luz mínima, mas adequada para auxiliar em casos de evacuação.

 

Descubra as luminárias LED da HDA para um centro de distribuição

Todas as características que elencamos acima como essenciais para um centro de distribuição podem ser encontradas no catálogo da HDA. Sinônimos de eficiência, qualidade e economia, a empresa conta com uma linha especialmente pensada para esse ambiente.

Como é o caso da luminária LED HDA 003 ELÍPTICA. Composta por produtos com corpo em alumínio, que em conjunto com duas opções exclusivas de lentes e variadas alternativas de temperatura de cor, é a melhor opção para centros de distribuição, oferecendo um projeto economicamente atrativo e dentro das normas da ABNT 8995.

Também é possível contar com a luminária HDA 003 ALTA EFICIÊNCIA IP20 – 70W ou 140W. Elas são compostas por produtos com corpo em alumínio, com opção de duas potências e lentes. O projeto térmico e a qualidade dos insumos desse sistema de iluminação promovem uma elevada eficiência energética, proporcionando ao usuário um projeto com alto fluxo luminoso e pouca carga instalada.

Outra versão é a luminária LED HDA 007 SINGLE. O modelo é composto por produtos com duas opções de tamanhos, possibilitando a aplicação nos mais diversos ambientes, contando com difusor translúcido para maior conforto visual, ou cristal, gerando maior eficiência.

 

Conheça como algumas empresas já utilizam as luminárias da HDA em seus centros de distribuição

A linha de luminárias LED da HDA também estão presentes em importantes centros de distribuição espalhados pela região Sul.

Na 3SB Parque Logístico, instalada em Nova Santa Rita (RS), a HDA criou um projeto luminotécnico especial para iluminar a estrutura com mais de 17 mil metros quadrados. Tudo isso com os melhores equipamentos e com a garantia de economia para a empresa. Clique aqui e assista a um vídeo especial para ver todos os detalhes de um centro de distribuição que já conta com a qualidade dos produtos da HDA. 

Outro case interessante vem da TAF Indústria de Plásticos, localizada em Araguari (SC), equipada com mais de 230 itens da HDA. No vídeo, que você pode assistir aqui, é possível entender como a dimerização automática – que citamos nesse artigo – gera mais economia e eficiência e que não pode ficar de fora do seu centro de distribuição.

 

Quer saber sobre a luminária certa para o seu negócio? Clique aqui e conheça o catálogo de produtos da HDA.