Inovação no mercado de iluminação: saiba mais sobre a evolução nos últimos anos

Inovação no mercado de iluminação: saiba mais sobre a evolução nos últimos anos

Inovação no mercado de iluminação: saiba mais sobre a evolução nos últimos anos

Aliando modernidade e economia, os sistemas em LED representam o que há de melhor em sistemas de iluminação. Entenda como essa tecnologia cresceu ao longo do período.

 

Fruto de pesquisas técnicas, análise do comportamento e aprimoramento tecnológico frequente, o mercado de iluminação vem passando por grandes avanços nos últimos anos e figurando como um dos setores mais ligados à inovação.

Das lâmpadas incandescentes até a tecnologia em LED, o setor foi se aperfeiçoando e buscando novos conceitos em iluminação para levar o que há de mais moderno e eficiente para lares e empresas, como as indústrias e setores ligados ao serviço, como os supermercados, por exemplo.  

Ou seja, soluções criativas, econômicas e sustentáveis estão no radar dos consumidores e fazendo parte dos projetos luminotécnicos para diversos ambientes.

Pensando nisso, reunimos nesse novo artigo no blog da HDA como a inovação se fez presente na iluminação nos últimos anos. Tudo para que você esteja ainda mais atualizado com que o que há de mais relevante no setor. Acompanhe!

A evolução da iluminação foi muito veloz. Em pouco mais de 140 anos, passamos de lâmpadas incandescentes rudimentares para levar a tecnologia da iluminação LED para dentro das casas, dos ambientes de trabalho e na iluminação pública.

Ao longo deste período, a busca pela simplificação da tecnologia e o aumento da eficiência levou a um grande número de inovações na iluminação, objetivando aplicações mais práticas e completas.

 

A força do LED

Nos últimos anos, principalmente após o início da década passada, muito se tem discutido sobre a implementação de recursos que aliam modernidade e economia nos mais variados ambientes de iluminação.

Sem dúvida, o crescimento da tecnologia em LED (Light-Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz) é um dos principais assuntos nessa discussão, tornando difícil se falar em inovação no mercado da iluminação sem destacar o potencial dessa tecnologia.

Criada nos anos 1990, a tecnologia em LED surgiu a partir da necessidade em aperfeiçoar os LEDs convencionais, que apenas emitiam luzes coloridas de sinalização.

O avanço ao longo dos anos se deu a partir do desenvolvimento da luz branca, que atende a maior fatia do mercado. Considerando que existem diferentes tecnologias que utilizam LED de luz branca, sendo que a maioria adota a reação do fósforo com a emissão de raios ultravioleta para proporcionar diferentes tonalidades de luz.

 

Desempenho

Por se tratar de um equipamento com alta eficiência, precisando de menos potência para gerar mais luz, o sistema LED já é considerando uma grande revolução no segmento da iluminação. Com melhor custo-benefício frente à outras tecnologias, já domina o setor industrial.

Os números apontam para uma geração de economia de até 80% e baixa necessidade de manutenção, o que tem atraído ainda mais interesse pela tecnologia.

Além disso, as lâmpadas LED dispensam a utilização de filtros, que causam perda de intensidade da luz e que também provocam alteração na cor, principalmente nas luminárias externas, em função da ação da radiação UV do sol.

Outra vantagem é a emissão de um comprimento de onda monocromático, com a transmissão de luz na cor certa, tornando a iluminação mais viva e saturada, deixando os ambientes mais bonitos e aconchegantes.

Referências como essas fazem a diferença para o consumidor na hora de escolher um projeto luminotécnico. Isso porque o segmento de iluminação no Brasil é extremamente competitivo, composto por empresas de diversos portes, sendo relevante avaliar tais parâmetros para escolher um fabricante que entregue satisfatoriamente estes benefícios. Atualmente os principais participantes deste mercado têm investido nas soluções de tecnologia em LED para projetos de redução de custos ou de modernização dos espaços nas empresas.

 

Equipamentos em LED

A penetração das inovações em tecnologia LED no mercado da iluminação, principalmente em fábricas, supermercados, postos de combustíveis, ocorrem com a instalação de luminárias de qualidade nos ambientes. E qualidade baseada em fornecedores que contam com insumos de qualidade, experiência no mercado e cases de sucesso na instalação e implementação dos sistemas de iluminação nos espaços.

Os benefícios trazidos por estes equipamentos cada vez mais justificam seus custos e valores agregados, permitindo acesso a toda esta tecnologia, inovação e eficiência através da utilização de produtos robustos e confiáveis que fazem a diferença para o cliente.

 

Novidades em crescimento

Além do avanço da tecnologia LED, o setor de iluminação também apresentou novidades nas luminárias e outros equipamentos para levar luz aos ambientes. Dispositivos como a fotometria também foram aperfeiçoados.

A fotometria, muito utilizada na fotografia, também está presente nos projetos de iluminação e vem se tornando cada vez mais relevante na hora do planejamento da iluminação. As luminárias LED High Bay, por exemplo, são fabricadas regularmente utilizando fotometrias para direcionamento da luz, sendo que estas podem contar com led que emite luz amarela (quente), luz branca (neutra) ou luz branca intensa (fria).

Dessa forma, com uma fotometria de qualidade, fica mais fácil aumentar o desempenho da iluminação, possibilitando a utilização de menos peças e ajudando que o seu projeto luminotécnico alcance o melhor custo-benefício para atender o que o cliente precisa, compensando o custo do investimento com o baixo consumo energético e baixo custo de manutenção dos equipamentos LED.

Outras novidades proporcionam mais versatilidade aos equipamentos. Nos últimos anos, com o avanço das assistentes virtuais, a iluminação ganhou mais destaque nas residências e, em breve, deverá figurar em ambientes corporativos, como escritórios e salas de reuniões.

No quesito saúde e segurança, os avanços se dão em mais estudos e planejamento para que a iluminação leve mais benefícios como o conforto visual e o atendimento às normas vigentes de iluminação para os usuários do ambiente.

 

Percebeu como a iluminação vem ganhando cada vez mais espaço nos ambientes? Isso foi possível com as novidades que surgiram ao longo dos anos, colocando a luz como prioridade em projetos de readequação, construção, expansão ou melhorias nos mais variados espaços. E, sem dúvida, a tecnologia em LED e seus componentes contribuem exponencialmente para o crescimento sustentável do setor de iluminação.

Sua eficiência energética e a preocupação com o meio ambiente tornam os equipamentos com essa tecnologia cada vez mais presente em residências, escritórios e empresas de diferentes segmentos. Por isso, é uma tecnologia que estará sempre e em aperfeiçoamento e evolução constantes.

 

Gostou desse conteúdo? Temos outros materiais exclusivos e relevantes sobre iluminação. Saiba também o que é dimerização de equipamentos de iluminação LED e como ela pode auxiliar no seu negócio. Clique aqui e saiba mais.