Iluminação para posto de combustível: saiba como a HDA ajuda você a escolher as melhores opções

Iluminação para posto de combustível: saiba como a HDA ajuda você a escolher as melhores opções

Iluminação para posto de combustível: saiba como a HDA ajuda você a escolher as melhores opções

Pioneira no desenvolvimento de equipamentos de iluminação para esse segmento, a HDA tem as luminárias certas para o seu posto. Saiba mais!

 

Chamar a atenção dos clientes que estão na estrada e permitir uma ótima experiência das compras para a família na loja de conveniência é um dos principais objetivos de um posto de combustível. Seja em viagens nos fins de semana, feriados ou na correria do dia a dia, um posto iluminado da maneira correta atrai motoristas, assegura que eles se sintam seguros enquanto abastecem e permite ainda que eles possam encontrar os produtos de uma forma rápida e fácil.

Além disso, por ser um segmento considerado essencial e disponível em vários lugares (muitas vezes próximos uns dos outros), é indiscutível que a iluminação de um posto pode ser um fator competitivo para se diferenciar dos demais concorrentes. Assim como o preço e o bom atendimento, a iluminação e o bem-estar podem ser um atrativo para os consumidores e causar ainda uma boa impressão na experiência do consumidor.

Porém, é importante você saber que cada ambiente de um posto precisa contar com um tipo de luminária diferente. O mesmo equipamento utilizado na área de abastecimento, por exemplo, não deve servir para uma área mais reservada, como a loja de conveniência. Além disso, a forma de instalar, em formato de embutir, também precisa ser considerada na hora de escolher os equipamentos certos para o seu posto.

Para que você conheça todas as características e saiba quais os equipamentos certos para cada ambiente, a HDA preparou esse artigo que mostra as informações mais relevantes para você não perder nenhum detalhe. A empresa é referência na fabricação de luminárias para postos de combustíveis há 11 anos.

 

Benefícios de uma luminária LED

Sinônimo de inúmeros benefícios para diferentes negócios, as luminárias LED também são fundamentais para postos de combustíveis porque permitem maior eficiência e economia, como também trazem segurança aos frequentadores

Pense bem: um posto mal iluminado dificilmente será convidativo para que motoristas, principalmente se estiverem sozinhos, façam uma parada. Por isso, a dica é contar com um projeto de iluminação que contemple a área interna e externa, para que ambas recebam a quantidade de luz mais adequada, sem deixar espaços escuros e perigosos.

Além disso, é importante saber que os produtos para esse tipo de ambiente precisam ser pensados conforme as normas que regulamentam o setor. Por isso, procure fornecedores de qualidade e referência no assunto, como a HDA Iluminação LED que é referência no segmento há mais de 11 anos.

 

Na hora de escolher os equipamentos certos, considere essas características:

  • Vida útil elevada: existem luminárias disponíveis no mercado que possuem uma vida útil de 101.500 horas à L70 e 6 anos de garantia. É o caso da HDA 005 Plus, um dos modelos mais vendidos para postos de gasolina. Além dessa, a empresa fornece também a luminária HDA 005 G4 que oferece vida útil de 96.000 horas à L70. Ambas são muito superiores em relação às lâmpadas convencionais, além de gerar uma grande economia energética e um índice baixo de manutenção.

Ainda assim os equipamentos da HDA possuem sistema de dimerização, que é um opcional que possibilita o controle da intensidade de luz gerada e consequentemente permite ainda maior do consumo energético. Isso permite que os produtos operem conforme a luminosidade necessária — adequando-se ao ambiente e às condições da iluminação natural, promovendo economia de energia na sua empresa, colaborando para o consumo consciente e proporcionando mais conforto para os colaboradores.

 

  • Fotometria adequada para o propósito: Em postos de combustíveis, por exemplo, o fluxo luminoso precisa estar associado a uma fotometria adequada, que será capaz de gerar uma iluminação mais atrativa para os clientes em compras. Ou seja, é a fotometria (uma espécie de gráfico polar em forma de cone) que determinará onde o facho de luz emitido pela luminária estará destacado.

Uma fotometria Highbay 90x90 pode ser utilizada, por exemplo, para ambientes mais amplos e com pé direito mais baixo, como a área de abastecimento. Já a luminária com a fotometria Highbay 60x60, com foco mais específico e fechado, pode ser utilizada para pés direitos mais altos e para destacar espaços em específico, como um expositor de preços ou o totem com marca do posto.”

 

  • Altura certa: A HDA possui em seu portfólio diferentes potências nas luminárias, atendendo aos postos de cidade, que possuem uma cobertura com uma altura de 4 a 5 metros (onde normalmente é utilizado 100W), e também postos de rodovias, que geralmente tem coberturas mais altas, superando 6 metros (onde normalmente se utiliza 150W).

 

Luminária certa para cada ambiente

Conforme mencionamos acima, cada ambiente do posto tem uma indicação de luminária diferente. Saiba quais são os equipamentos certos para cada ambiente.

  • Área de abastecimento: É o local que mais atrai os clientes e o momento de interação entre o motorista, frentistas e outros profissionais do posto. Por isso, precisa ter o que de melhor existe para esse segmento. A nossa dica é contar com a família HDA 005, que é composta por produtos com corpo em alumínio, com alta eficiência e vida útil, proporcionando economia e durabilidade para esse ambiente. Além disso, é instalada de forma embutida no forro, proporcionando mais qualidade na hora de instalar.

 

  • Loja de conveniência: Esse espaço é um dos mais tradicionais em um posto de combustível. Pode atrair até mesmo quem não quer abastecer o veículo e que está em busca de alimentos ou bebidas, ou seja, diferentes públicos. A regra é uma só: esse ambiente precisa ter luminárias para pé direito baixo, com uma potência menor e que gere melhor conforto visual aos clientes. Por isso, os modelos Backlight e linha 007 são os mais indicados porque cumprem com esse pré-requisito, além de todos os outros benefícios mencionados acima.

 

  • Estacionamento: A HDA possui os modelos HDA 001 para postes e também HDA 002 com alça de fixação, podendo direcionar a luz para determinado local. Estes modelos possuem diferentes opções de temperatura de cor bem como também lentes para direcionamento ideal do foco de luz.

 

  • Área de lavagem: Os serviços de um posto também merecem atenção. E como saber a luminária correta para um local que utiliza água e outros produtos químicos? A HDA tem os modelos HDA 009 Hermética, que possui corpo em acrílico de alta densidade, dupla vedação, ganchos em aço inoxidável, formato circular e proteção IP69k. Dessa forma, é ideal para este local onde a limpeza diária com fortes jatos de água se faz necessário.

 

Por que escolher a HDA

Pioneira no fornecimento de luminárias LED para postos de combustíveis, atendendo o segmento há mais de 11 anos, as luminárias da HDA são de altíssima qualidade, oferecendo uma prolongada vida útil e uma garantia estendida.

Além disso, pode levar conforto visual em todos ambientes do posto para clientes e colaboradores oferecendo um lugar seguro e atrativo para frequentadores do local. Também foram produzidas dentro das normas que regulam o setor.

Quer saber a opinião de quem já testou e aprovou os produtos da HDA? Clique aqui e leia o depoimento de Sidney Mazzochi, proprietário do Posto Mazzochi.

Agora que você sabe tudo sobre as luminárias certas para posto de combustíveis, que tal descobrir o que analisar ao escolher uma empresa de iluminação ou entender os erros mais comuns cometidos em Projetos Luminotécnicos?