Iluminação LED para supermercados e atacarejos: cinco dicas para usá-la a seu favor e melhorar a experiência do seu cliente

Iluminação LED para supermercados e atacarejos: cinco dicas para usá-la a seu favor e melhorar a experiência do seu cliente

Iluminação LED para supermercados e atacarejos: cinco dicas para usá-la a seu favor e melhorar a experiência do seu cliente

Alto fluxo luminoso, proporcionando um ambiente atrativo aos clientes, luz especial para o açougue e fruteira e muitos outros benefícios. Saiba mais sobre a importância de investir em uma luminária LED certa para o seu varejo.

 

Fazer uma visita ao supermercado ou a um atacarejo para as compras da casa faz parte da rotina de muitas pessoas. Além de produtos de qualidade, com os melhores preços, esses estabelecimentos também precisam ter um ambiente atrativo, aconchegante, capaz de oferecer a melhor experiência para os clientes durante as compras. Você sabia que todas essas características podem ser atingidas com a escolha de uma iluminação LED adequada para esses estabelecimentos?

Isso acontece porque esse equipamento ocupa uma função estratégica no projeto luminotécnico de supermercados, atacarejos ou lojas por influenciarem positivamente na valorização dos itens em exposição, principalmente em setores como padaria, açougue ou fruteira, além de gerarem uma sensação de conforto que faça o consumidor permanecer mais tempo dentro do local e, consequentemente, possa comprar mais produtos.

Para que você conheça as melhores opções em iluminação LED para supermercados e atacarejos, a HDA preparou este artigo com pontos fundamentais que ajudam você na escolha do equipamento ideal para o seu estabelecimento com garantia de qualidade, economia no investimento e bem-estar para os seus clientes.

 

Por que a iluminação para supermercados é importante?

A iluminação em ambientes de compras, como supermercados, atacarejos e outros segmentos do varejo, precisa ser pensada como um fator estratégico e não apenas como um fator essencial para o funcionamento do negócio.

A luz – quando aplicada de forma correta e planejada – pode estimular o desejo dos clientes em levar mais produtos para casa, aumentando as vendas do local e garantindo ainda mais segurança aos frequentadores.

Também pode ser uma ferramenta de marketing, capaz de mudar a percepção do consumidor sobre a marca ao ter um local onde ele possa se sentir acolhido e confortável para passar bastante tempo na loja.

Dificilmente um cliente vai querer circular por um ambiente escuro, onde a visão fique prejudicada e ele se sinta inseguro, o fazendo ter vontade de sair rapidamente de lá.

Listamos abaixo cinco dicas para você escolher o equipamento ideal para o seu supermercado ou atacarejo. Confira:

 

Fluxo luminoso para destacar produtos e chamar a atenção ao estabelecimento

O fluxo luminoso (lm) é a quantidade de luz gerada por uma fonte luminosa. Por isso, quanto maior for o fluxo luminoso de um equipamento, mais luz esse produto irá gerar no ambiente desejado.

Em supermercados e atacarejos, por exemplo, o fluxo luminoso precisa estar associado a uma fotometria adequada, que será capaz de gerar uma iluminação mais atrativa para os clientes em compras. Ou seja, é a fotometria (uma espécie de gráfico polar em forma de cone) que determinará onde o facho de luz emitido pela luminária estará destacado.

Uma fotometria Highbay 90x90 pode ser utilizada, por exemplo, para ambientes mais amplos e com pé direito mais baixo, como um amplo espaço na fruteira. Já a luminária com a fotometria Highbay 60x60, com foco mais específico e fechado, pode ser utilizada para pés direitos mais altos e para destacar espaços em específico, como um expositor de determinados produtos, chamando ainda mais a atenção do consumidor para estes itens.

Além disso, o fluxo luminoso contribui para o cumprimento das normas da NBR 8995, que regula especificamente a iluminação em ambientes de trabalho.

Outro fator importante é o destaque que a luz é capaz de gerar no local onde está inserida. É comum grandes redes supermercadistas se instalarem próximas umas das outras. Dessa forma, como estratégia de atração, é possível que uma tenha uma iluminação superior à do concorrente, funcionando como uma estratégia de marketing.

Uma dica é utilizar a luminária HDA 003 Alta Eficiência 70W. O projeto térmico e a qualidade desse sistema de iluminação promovem uma elevada eficiência energética, proporcionando ao usuário um projeto com alto fluxo luminoso e pouca carga instalada.

 

Diferentes ambientes, diferentes opções de temperatura de cor da luminária

Para um ambiente de vendas gerais, onde o consumidor conduz a sua experiência sem o auxílio de um vendedor, por exemplo, a temperatura de cor da luminária LED precisa variar conforme o ambiente. A escolha certa da cor promove sensações diferentes em quem irá frequentar o local, como atenção, relaxamento, entre outros, devido à percepção visual.

Em áreas de circulação, como o acesso às áreas de check-out, se prioriza uma iluminação mais quente, gerando uma sensação de relaxamento ao consumidor. Recomenda-se luminárias com temperatura de cor de 3000k a 4000k.

Para os setores com prateleiras e gôndolas, as luminárias precisam gerar uma iluminação mais fria para chamar a atenção aos produtos que estão ali expostos e prontos para serem colocados no carrinho de compras. Nesse caso, é recomendado um equipamento de luz acima de 5.700K, como é o caso do modelo HDA 007 Office Round.

Cuidado: a luz mais fria deve ser usada com cautela para garantir a melhor experiência ao cliente no seu estabelecimento. Consulte um especialista.

Quer saber mais sobre a temperatura de cor? Neste artigo da HDA, explicamos mais sobre essa característica. Leia aqui.

 

Açougue e a fruteira precisam ser valorizados com iluminação especial

A luz presente no açougue e na fruteira precisa ser planejada separadamente dos demais espaços. Isso porque existe iluminação adequada para esses setores do supermercado capaz de ressaltar as cores saturadas, atraindo ainda mais atenção para os pedaços de carne ou frutas em exposição.

A HDA disponibiliza em seu catálogo a luminária HDA 007 True Color. Ela ressalta as cores saturadas presentes nos produtos, atraindo mais atenção. Se iluminados pela luminária truecolor, as cores saturadas terão reprodução de cor melhor, o que significa que as cores serão mais vivas e chamativas.

Essa característica é possível graças ao Índice de Reprodução de Cor (IRC), uma escala que mostra o quanto uma determinada luz permite visualizar cores com precisão, considerando a luz do sol como nossa referência de qualidade, pois apresenta o IRC mais próximo de 100%. Quanto maior o IRC, mais destoantes e perceptíveis serão as tonalidades de cores, e mais bonitos parecerão os produtos de cores saturadas.

 

Não desconsidere a iluminação natural

Dependendo da localização do supermercado ou atacarejo ou se o estabelecimento conta com telhas translúcidas, clarabóias ou domos de iluminação natural, é importante utilizar um sistema dimerizável associado a um sensor automático de luminosidade.

Ele reconhece a incidência de luz natural e comunica com a luminária, fazendo o equipamento de luz funcionar apenas na potência necessária para gerar o nível de lux necessário.

Dessa forma, garante diminuição dos custos com energia elétrica, aumento da vida útil dos equipamentos e maior conforto visual.

Saiba mais sobre dimerização neste artigo da HDA.

 

Vida útil como fator decisivo

Com horário cada vez mais estendido para atrair diferentes perfis de consumidores, supermercados e atacarejos precisam ter atenção em relação à manutenção da iluminação devido ao longo período de utilização.

A vida útil do produto está diretamente associada a depreciação do fluxo luminoso. Um produto com baixa vida útil perderá rendimento com a utilização, e em questão de meses, o ambiente terá um aspecto de não tão bem iluminado, gerando inclusive receio dos frequentadores.

Já um produto com longa vida útil, como a luminária HDA 003 Alta Eficiência 70W, com vida útil superior em relação a outras luminárias e que proporcionará manutenção dos níveis de iluminação por muito mais tempo e representando o melhor custo-benefício para o seu estabelecimento.

 

Resultado prático de quem já escolheu a HDA como fornecedora de luminárias LED

As luminárias LED da HDA fazem toda a diferença Komprão Koch Atacadista, importante rede varejista em Santa Catarina. Instaladas em fevereiro de 2019, a unidade conta com mais de 200 itens produzidos pela HDA para a iluminação do local.

Quer saber como ficou? Clique no link abaixo, assista a um vídeo que mostra todos os detalhes da iluminação do Komprão e saiba quais os modelos da HDA utilizados na área de vendas, no pátio, fachada, áreas cobertas, entre outros.

Quero assistir