Como o equipamento de iluminação LED hermético evita contaminações na indústria de alimentos?

Como o equipamento de iluminação LED hermético evita contaminações na indústria de alimentos?

Como o equipamento de iluminação LED hermético evita contaminações na indústria de alimentos?

A HDA 009 Hermética é ideal para iluminar espaços na indústria de alimentos, uma vez que sua construção impede que substâncias tóxicas ou sujeiras se alojem em rugosidades e frestas, ocasionando reações químicas indesejadas que podem levar à ação microbiológica.

 

Que a iluminação é responsável por prevenir acidentes de trabalho e aumentar a produtividade dos colaboradores quando utilizada na temperatura de cor ideal, você já deve ter ouvido falar, correto? E que, na indústria alimentícia, existem fatores extras a serem considerados no momento de escolher os equipamentos de iluminação, também, não é?

Para evitar que contaminações ocorram nesse segmento é necessário, portanto, utilizar produtos herméticos — em que comprovadamente não há influência do meio externo com o meio interno. Mas o que é um equipamento de iluminação LED hermético? O esse dispositivo pode ser definido como um produto em que, como já dito, não há influência do meio externo no meio interno. Além disso, os equipamentos de iluminação LED herméticos evitam que partículas de comida ou outras substâncias ocasionem reações químicas indesejadas levando à ação microbiológica, que pode depreciar a qualidade dos alimentos bem como causar sérios danos à saúde do consumidor final.

Assim, para impedir que essas situações de contaminação ocorram — causando perda de certificações e danos à imagem da empresa —, desenvolvemos a família HDA 009 Hermética. Os equipamentos de iluminação LED dessa linha têm alto grau de proteção IP e contam com corpo cilíndrico, que facilita a limpeza e evita acúmulo de sujeiras. Diferentemente de produtos de outros fornecedores, a linha HDA 009 hermética da HDA é altamente resistente à degradação e corrosão decorrentes das operações de higienização da fábrica.

Os equipamentos dessa família apresentam superfícies lisas e isentas de rugosidades, frestas e eventuais imperfeições que possam comprometer a desinfecção, tornando-se possíveis fontes de contaminação. Também em razão de seu formato, esse produto inovador evita que sejam transmitidos elementos tóxicos, odores e sabores aos alimentos oriundos de sujeiras acumuladas.

 

Além disso, os produtos da família HDA 009 Hermética contam com ganchos em aço inoxidável — que seguem a normatização estabelecida para os equipamentos dispostos no ambiente de produção da indústria alimentícia —, alta resistência a impactos, jatos d’água fortes e utilização de produtos químicos pesados. Esses produtos também podem ser utilizados em temperaturas baixas (a -20°, como equipamentos de iluminação LED herméticos para câmara fria) ou elevadas (até 40°), pois cada dispositivo é montado de forma que todos os componentes troquem calor entre si. Portanto, não há acúmulo de temperatura em determinado componente, permitindo que os equipamentos sejam utilizados em espaços com ampla variação térmica.

 

Para garantir que todos os critérios exigidos pela NBR 8995 (que dispõe sobre a iluminância de interiores) sejam cumpridos no ambiente da indústria de alimentos, a HDA desenvolveu tubos de acrílico de alta densidade (PMMA) para a sua linha hermética. Isso porque esse tipo de material é responsável por aumentar a eficiência luminosa do dispositivo, consequentemente, melhorando a iluminação dos espaços. Vale lembrar que os equipamentos da família HDA 009 hermética estão disponíveis nas potências de 25W, 40W, 50W e 60W, prontos para se adequar às necessidades de cada caso. Essa linha também conta com três anos de garantia e vida útil de até 50 mil horas.

Seja pela facilidade de higienização, alta resistência ou por sua capacidade de adaptação em ambientes de temperaturas extremas, fica claro como a iluminação com produtos LED herméticos evitam contaminações na indústria de alimentos!

 

E, agora que você já conhece a família HDA 009 Hermética e sabe porque sua aplicação é perfeita para esse segmento, que tal tirar suas dúvidas sobre a forma correta de iluminar indústrias alimentícias ou entender quais critérios devem ser avaliados ao escolher uma empresa de iluminação LED?