8 práticas para diminuir o custo de manutenção na sua empresa

8 práticas para diminuir o custo de manutenção na sua empresa

8 práticas para diminuir o custo de manutenção na sua empresa

A redução do custo de manutenção é uma busca constante para empresas de todos os setores e, em tempos de economia instável, ela se torna uma ação cada vez mais urgente. Isso porque um orçamento mais enxuto e uma cadeia operacional sem desperdícios são peças fundamentais para que o negócio se mantenha competitivo no mercado.

 

Consequentemente, muitas organizações passaram a enxergar a manutenção – quando bem aplicada – como um investimento. Assim, para garantir bom aproveitamento dos recursos do negócio, separamos oito práticas que podem ser adotadas corporativamente com intenção de reduzir os custos com manutenção.

 

  • Analise sua empresa

Inicialmente é necessário mapear todo o processo produtivo do negócio e todas as atividades relacionadas a ele. Nesse momento, é necessário tomar nota de todos os custos relacionados à mão de obra, ferramentas, peças de reposição e etc. Durante esse estudo, também é preciso contabilizar a depreciação de equipamentos e qualquer outro impacto gerado no caixa da empresa.

Para facilitar a análise da empresa, é possível dividir os custos em categorias:

Custos diretos: são aqueles relacionados com a mão de obra, ferramentas, peças de reposição, insumos e serviços;
Custos indiretos: provenientes do lucro cessante - prejuízo causado pela interrupção de uma atividade - e da depreciação de equipamentos;
Custos induzidos: são custos oriundos de impactos no processo produtivo ou no caixa da empresa.

 

  • Monte uma planilha para gestão de custos de manutenção

A partir da visão ampla dos custos da empresa, é possível mensurar quais processos podem ser melhorados e onde os recursos serão melhor investidos. Para realizar a gestão dos custos de manutenção de maneira prática, o ideal é montar uma planilha de controle. Ali devem constar todos os processos, tempo e custos.

Com uma planilha atualizada, a gestão de manutenção se torna uma atividade funcional e eficiente.

 

  • Opte por equipamentos de qualidade

 Ao selecionar os equipamentos que irão fazer parte do dia a dia da empresa, é fundamental levar em consideração sua qualidade. Isso porque escolher boas ferramentas é sinônimo de economia. Ao selecionar, por exemplo, os equipamentos para a estrutura de iluminação da sua empresa é preciso considerar produtos LED, como os da HDA, que praticamente eliminam a necessidade de manutenções constantes, aumentando a durabilidade do sistema, o que consequentemente diminui custos.  

Vale lembrar que os equipamentos de iluminação LED são mais seguros e responsáveis por otimizar o tempo de manutenção da estrutura de iluminação do seu negócio, como falamos neste artigo.

 

  • Faça a manutenção preventiva

A manutenção preventiva é fundamental para que todos os equipamentos da empresa estejam sempre funcionando da melhor forma possível. Com ela, o gestor tem como mensurar quais os valores necessários para que os serviços sejam realizados. Esses custos podem, então, ser incluídos na planilha da gestão de custos de manutenção.

É importante ter em mente que equipamentos que não são vistoriados preventivamente podem apresentar problemas, ficando indisponíveis durante certo período. Esse tempo significa, em casos graves, a paralização de um setor. Além disso, o preço para o conserto do equipamento pode ficar alto caso o cronograma de manutenções do fabricante não seja seguido.

 

  • Tenha um plano de manutenção emergencial

Existem situações em que os problemas surgem sem mais nem menos. Por isso é importante ter na gaveta um plano de manutenção emergencial para ser utilizado em manutenções corretivas não planejadas em que a solução para o problema já é conhecida.

 

  • Tenha peças de reposição disponíveis

Considere ter um pequeno estoque de peças de reposição, para realizar manutenções mais simples. Essa estratégia pode diminuir o custo de manutenção por parada de equipamento e tempo de execução extra, uma vez que nesses casos a empresa pode adquirir a peça de reposição no primeiro fornecedor disponível - que nem sempre tem o item mais em conta.

 

  • Faça um histórico de ocorrências dos equipamentos e tempo de execução dos serviços de manutenção

O histórico de ocorrências é uma ferramenta imprescindível para diminuir os custos de manutenção. Com ele a empresa é capaz de encontrar possíveis padrões por trás das paradas dos equipamentos e consequentemente torna-se capaz de evitá-los no futuro. Além disso, monitorar o tempo médio de manutenção de cada equipamento, possíveis desvios e se ouve custo adicional é outra maneira de garantir redução de custos.

 

  • Estabeleça metas

Entender a necessidade de reduzir custos é o primeiro passo. Porém, apenas ter essa compreensão não é o suficiente. Mais do que focar na diminuição de custos, é preciso estabelecer metas e prazos para que se obtenham bons resultados. Por isso, sente e estabeleça as suas.

 

Perceba quanto é possível investir e não se desvie disso. Lembre-se, também, de comparar periodicamente os resultados alcançados e tenha em mente que metas podem mudar ao longo do tempo.